top of page
Buscar
  • Foto do escritorExtensão em rede: tecer o comum

MeditAção um projeto de extensão e sua continuidade na pandemia.

MeditAção um projeto de extensão e sua continuidade na pandemia.

MeditAção é um projeto de extensão com o foco em promover a paz e o autoconhecimento através da meditação. É coordenado pela professora Luana Sampaio e tem a cooperação dos monitores bolsistas Iolanda Santos e Daniel Paiva Santos, e o monitor voluntário Rafael Silva. Sua metodologia é baseada em encontros presenciais garantindo o acesso a estudos e reflexões deste conhecimento milenar produzido em antigas tradições de diversos povos.


 

Com o isolamento social e o distanciamento como medidas importantes para se frear a pandemia do COVID-19, (para saber mais sobre medidas necessárias e informações sobre o Coronavírus confira o projeto ECOEM), os projetos de extensão que tinham como principais metodologias os encontros presenciais, tiveram que se adequar as novas exigências.

Durante o distanciamento social a professora responsável pelo projeto Luana Sampaio tem prestado auxílio individualizado para prática de Meditação Anapana via WhatsApp, além de reuniões com os alunos bolsistas realizando um plano de atividades que envolve prática e estudos.

A docente Luana Sampaio passou a integrar a equipe do Programa Mitra, que oferece um material de prática de concentração desenhado para escolas. De acordo com a professora, em tempos de isolamento social, as escolas podem adotá-lo em seus materiais online para que os estudantes pratiquem em suas casas. A prática oferece um instrumento de auto-observação por meio da respiração natural, um treinamento de concentração como forma de lidar com as emoções e cultivar tranquilidade diante de contextos de estresse e tensão.

Todos os materiais estão disponíveis virtualmente e gratuitamente. Livre para escolas públicas e privadas. O programa é indicado para estudantes do ensino fundamental a partir do 6º ano e foi inserido, Pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na plataforma Anísio Teixeira, onde é disponibilizado todo o material do Programa para todas as Escolas Públicas do Estado. Site Mitra


 

Para saber mais nos siga nas redes sociais @ufsbextensao



bottom of page