top of page
Buscar
  • Foto do escritorExtensão em rede: tecer o comum

Projeto: Práticas colaborativas no cuidado integral à saúde da pessoa idosa


A ausência de medicamentos antivirais eficazes contra o coronavírus, sem vacinação, deixou toda a população em situação de grande vulnerabilidade e risco, principalmente a população idosa. A professora doutora Ana Paula Pessoa vem desenvolvendo uma séries de ações de ensino-pesquisa-extensão no sentido de aprimorar o atendimento aos idosos na cidade de Teixeira de Freitas, onde fica o campus Paulo Freire da UFSB. Um de seus projetos, "Práticas colaborativas no cuidado integral à saúde da pessoa idosa" (que conta com o apoio da bolsa BAP e com o aluno bolsista Moacyr Neto), foi adaptado para os tempos da pandemia com o objetivo de desenvolver ações interprofissionais no combate à COVID 19 na população idosa da cidade.

Encontros e atividades que antes se davam de forma presencial tomaram outras proporções e hoje acontecem de forma remota, com a utilização das plataformas para realização de reuniões e encontros virtuais. Trata-se de uma ação de extensão realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e em articulação com o Pet Saúde Interprofissionalidade desenvolvido pelo Centro de Formação em Saúde da UFSB.


O projeto está sendo desenvolvido nos territórios das Estratégias Saúde da Família Nova América e Caminho do Mar, situadas na zona leste da cidade, por meio de estratégias educacionais, com base nos conceitos teóricos metodológicos da Educação e do Trabalho Interprofissional, dos pressupostos da Políticas Nacional de Educação Popular em Saúde e da Política Nacional de Saúde da Pessoa idosa. Docentes, estudantes e profissionais de saúde estão construindo, juntos, tecnologias cuidativo-educacionais direcionadas para as especificidades e peculiaridades da população idosa e de seu contexto territorial, no período de maio a dezembro de 2020. O distanciamento social é respeitado pela equipe do projeto, e o processo de planejamento e implementação das ações realizado por meio das tecnologias digitais. Assim, a equipe passou a fomentar o autocuidado de pessoas idosas e seus familiares no combate a COVID 19 por meio das práticas colaborativas bastante efetivas.


 

Para maiores informações nos siga nas rede sociais @ufsbextensao


bottom of page