top of page
Buscar
  • Foto do escritorExtensão em rede: tecer o comum

Termômetro para a extensão em tempos de pandemia

Atualizado: 12 de ago. de 2020

O edital 07/2020 foi um importante instrumento para que a Proext pudesse iniciar seus trabalhos frente aos desafios da pandemia. Além de lidar com o ineditismo de implentar um edital de apoio financeiro nestes moldes, isto é, com base jurídica apoiada em leis e decretos direcionados a um estado de calamidade pública como este que estamos vivendo, o setor esforçou-se para passar pelos trâmites legais (inclusive com processo na procuradoria) de maneira a ajudar com que os recursos chegasem aos proponentes de forma mais célere possível.


Agora, a expectativa é grande para os doze projetos aprovados (com verba de R$ 5 mil cada), pois acreditamos que o edital será uma espécie de termômetro a respeito das potencialidades da extensão neste momento único que vivemos. A ideia foi moldar uma chamada o mais flexível possível para poder abrir o espectro de áreas, mesmo atendendo a uma exigência inalterável do processo público, que era a de contemplar propostas ligadas à pandemia, sem desvio dos objetivos do certame. Isto é, que os projetos pudessem mesmo atender não apenas à área de saúde mas todas as áreas, inclusive, artística e das humanidades, tendo como objetivo o envolvimento das comunidades vulneráveis atingidas pelos impactos da pandemia.


Inclusive, orientamos os avaliadores a terem um olhar sensível para esta questão, lembrando ao grupo que a pandemia teve desdobramentos sérios em todos os âmbitos na sociedade. É interessante enfatizar que praticamente todos os projetos tem uma significativa interface interdisciplinar. Há, por exemplo, projetos de ciências da saúde em interface com as ciências humanas, a comunicação e as artes. Assim, cumpre-se um das diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária, que trata da Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade como caminho para a superação da “dicotomia generalização/especialização, combinando especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais, com os quais se desenvolvem as ações de Extensão, ou aos próprios objetivos e objetos dessas ações”.



bottom of page